Cultura Fast Food

Estava eu na casa dos meus sogros e vi uma cena que me fez pensar: lá estava meu sogro ouvindo o canto dos pássaros. Há quanto tempo não parava para ouvir o canto? Há quanto tempo não me permitia ver a diversidade de aves e plantas? Quando era criança os sábados e domingos eram feitos para descanso, os feriados todos muito bem aproveitados em família, com pais, irmãos, primos, tios, avós, vizinhos… A nossa vida décadas atrás era uma vida bem vivida.
Hoje estamos em um ritmo muito diferente, onde parar para ficar sem fazer nada é no mínimo perda de tempo. A nossa cultura hoje é a cultura do fast food. Tudo sempre muito rápido. Os relacionamentos começam e terminam com uma rapidez incrível, as amizades tem prazo de validade, as refeições então, nem se fala, quanto mais rápido melhor. 
As horas de lazer estão cada vez mais restritas as férias.Quem não se pegou dizendo: “Nas férias eu vou parar para ler aqueles livros que eu tanto quero”? ou “Nas férias eu vou ao cinema”? Hoje temos que correr atrás de não sei o que. Trabalho não falta, seja trabalho profissional, o serviço doméstico, cuidado com as crianças, com os cachorros. Quantas pessoas viviam esses cuidados com prazer e hoje é visto como trabalho?
Quantas pessoas chegam na terapia e diz: Isso demora muito? Costumo dizer, esse foi o tempo que você se reservou, quer terminar assim tão depressa? Algumas pessoas não conseguem arrumar um tempo para olhar para si, sem hora para terminar. 
Quantas pessoas notam um grau de estresse grande por não conseguir parar? Até para dormir, tem que deitar e dormir rápido, se não…. perdeu tempo. Aqueles tempos onde os filhos podiam deitar na cama dos pais antes de dormirem, tempo reservado só para conversas, risadas, cócegas, isso tem ficado cada vez mais escasso. 
Isso me faz concluir que estamos sim perdendo tempo. Perdendo o nosso tempo para a família, os amigos, o tempo do convívio e do amor.

2 comentários sobre “Cultura Fast Food

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s