Não se pode não comunicar

Inicio essa semana com uma premissa básica da comunicação: Não se pode não comunicar. No livro “A Pragmática da Comunicação Humana” o autor traz alguns axiomas da comunicação, resolvi falar de um que eu acredito ser o mais relevante para uma boa relação.
Palavras, silêncio, gestos, respiração, entonação da voz, postura, muitas são as formas que nos comunicamos com o mundo. Não existe comunicação sem comportamento e nem comportamento que não se comunica. Saber o que significa o silêncio de uma pessoa em determinada situação é indispensável para se manter uma boa relação. No entanto, não podemos generalizar, o silêncio para uns pode significar cansaço, enquanto para outros indiferença. Da mesma forma, a maneira como a pessoa irá se  relacionar com o silêncio do outro dependerá de como ela compreende essa comunicação não verbal na relação.
A comunicação quando não é clara contribui para os chamados desencontros. Nas relações humanas percebemos os desencontros em brigas, disputas, dificuldades afetivas, sexuais, entre outros. Porém, quando temos em mente que a causa é a falha na comunicação temos maior possibilidade de eliminar os ruídos e os obstáculos que comentei no texto passado:”Comunicação: uma ferramenta para as relações”. 
Sendo assim, quando possuírmos o conhecimento de que o nosso maior aliado, a favor do bom convívio, é a comunicação, conseguiremos agir de maneira mais sensata e mais respeitosa com os que estão ao nosso lado. Evitaremos os recortes e tentaremos ampliar para compreender o outro e, diante dessa compreensão se colocar de maneira a acrescentar e não de desqualificar. 
O bom relacionamento acontece quando se tem uma boa comunicação.

2 comentários sobre “Não se pode não comunicar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s