Consciência e Liberdade de Escolha

Lendo o livro Ponto de Mutação de Fritjof Capra me deparei com um parágrafo que diz sobre a consciência e a liberdade de escolha.
Como estamos nós, seres humanos, usando da nossa consciência e liberdade de escolha?
A evolução da consciência nos deu a possibilidade de conquistas que mudaram a vida, como Darwin com a teoria da evolução das espécies, Einstein e a teoria da relatividade, Fleming com a descoberta da penicilina. No entanto, a mesma consciência construiu destruições: a bomba de Hiroxima, o Holocausto, as guerras por ideologias religiosas.
Isso me faz pensar na nossa condição humana atual e, para tentar entendê-la, proponho uma comparação com o mundo animal. Os animais usam de uma sabedoria que nós seres humanos não temos mais. Os rituais de lutas no mundo animal se dão até que o adversário reconheça que perdeu e identifique a sua incapacidade de continuar lutando. E nós seres humanos? Vimos tantos que em lutas se matam, sendo capazes de destruir a sua própria espécie. No mundo animal encontramos claramente a cooperação para que o sistema continue em funcionamento. Com frequência vimos homens que não sabem mais o que é cooperar e se perdem no egoísmo do seu mais profundo individualismo. Grande ilusão! De que individualismo falamos? Não existe ser no mundo completamente independente, estamos todos interligados. Somos parte de um sistema e sem a consciência disso caímos na ilusão de independência, e consequentemente no gosto amargo da solidão.

A frase que tanto escuto “quero ser independente” me faz questionar, que independência se almeja? Ser livre na alma, estar de acordo com os seus princípios e valores, estar ligado a sua essência te faz um homem livre, mas nunca independente. Somos todos dependentes, estamos todos interrelacionando-se. Somos partes de um sistema social fazendo parte de um ecossistema, e por isso, não podemos e não conseguiremos nos reduzir à unidades menores. Somos o todo.
“Podemos deliberadamente alterar nosso comportamento, mudando nossas atitudes e nossos valores, a fim de readquirirmos a espiritualidade e a consciência ecológica que perdemos” (CAPRA,2006).
Temos a liberdade de escolha, mas precisamos recuperar a consciência, o contato com o mundo interno e a realidade da vida.

3 comentários sobre “Consciência e Liberdade de Escolha

  1. Camila,Parabéns pelo blog!Ao ler seu post pensei logo em ação e reação.A liberdade de nossas escolhas é legítima assim com as conseguências dela. A consciência aí funciona como agente regulador que do meu ponto de vista se depura com o tempo e com a necessidade.Espero que vc continue compartilhando conosco seus momentos de reflexão.Bjos,Melqui Jr.

    Curtir

  2. A tarefa do independente parece ser a de apenas multiplicar comodidades. Não estranguleis, não sufoqueis a luz de vosso espírito, única alegria e centelha da vida, até o ponto de tornar essa tarefa, que nasce do vosso intelecto, uma fábrica exclusiva de comodidades. Esta é prostituição do espírito, é vergonhosa venda de vós mesmos à matéria.A independência pela comodidade não tem valor, vale apenas como meio de ascensão da vida. Essa tarefa tem um pecado original: dirigir-se apenas ao objetivo do bem-estar material. O verdadeiro trabalho nunca será independente; deve ter como finalidade tornar melhores os homens. Eis a nova estrada que precisa ser palmilhada.(Pensamentos, Pietro Ubaldi)

    Curtir

  3. Ca, adorei sua idéiaa, vou add no meu favoritoo e pretendo sempre vir visitar.. hj não estou mto reflexiva, mas adora essas coisas, e busco sempre entender o por que de td… pq o mundo ta indo pra esse caminho.. a eterna insatisfação do homem em busca de sabe-se lá o que mais…AMO VC AMIGASAUDADESSS continuee sempre assim!!Beijaoo

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s